papo sério | OBESIDADE |

15:27


Temos acompanhado casos recentes de pessoas obesas e com sobre peso, como o garoto Miguel de 3 anos, que pesa quase 40 kg e o jovem Francisco de 23 anos pesando quase 300 kg. Esses não são casos únicos no Brasil, de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, de 2006 até 2011 o número de obesidade, entre homens e mulheres, cresceu  de 42,7% para 48,5%. E um terço de crianças entre cinco e nove anos de idade estão com sobre peso.
 “A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.” Fonte: minha vida
Calculando o Índice de Massa Corporal (IMC) é possível diagnosticar se o peso está acima que o indicado. calcule o seu IMC

Causa
Fatores como o sedentarismo, estresse, desequilíbrio metabólico genético, envelhecimento, determinadas doenças (hipotireoidismo, deficiência do hormônio do crescimento, bulimia nervosa) e hábitos alimentares podem levar alguém a se tornar obeso.

Consequência
Algumas doenças podem surgir em decorrência da obesidade: o diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, câncer, dentre outras.

O que fazer
O acompanhamento médico é indispensável, assim é diagnosticada a melhor forma de tratamento, sendo alguns delas a adequação alimentar, o exercício físico, terapia farmacêutica e a cirurgia bariátricaMas todas as formas de tratamentos devem ser feitas com muita responsabilidade e com bons profissionais que esclareçam os possíveis riscos de alguns métodos.

Para aqueles que não se enquadram na faixa do sobre peso e obesidade fica o alerta da prevenção. Adotar uma vida com hábitos saudáveis, alimentação saudável, sono equilibrado e atividades físicas faz bem pra todos.



Vai gostar também...

2 recadinhos

  1. Nossa, creio que nesses casos, o mais complicado psicologicamente deve ser o acompanhamento médico. Afinal, não deve ser fácil lhe dar com a ideia de estar tão fora do peso a ponto de haver tratamentos. Bom, medi meu IMC essa semana, deu 21,0 de acordo com a tabela estou Saudável. Minha amiga, deu SOBREPESO, coitada, está com vontade de entrar na academia!

    ACESSO PERMITIDO. <3
    Retribui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Elcimar. \o/ um viva à você! Saudável :D
      Pois é.. É bom começar a se policiar mesmo, todo cuidado é necessário com nossa saúde.

      Excluir